quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Roteiro de estudo - Origem da Vida

Atividades - 1º Ano

1- Qual a idade aproximada da Terra? E do Universo?

2- O que dizia a teoria da geração espontânea ou abiogênese?

3- O que diz a teoria da biogênese?

4- Qual foi a hipótese testado por Redi em seu experimento sobre a origem de seres vermiformes na carne em putrefação?

5- O que dizem, em linhas gerais, a teoria da panspermia sobre a origem da vida?

6- O que são seres autotróficos e heterotróficos?

7- Em que uma célula eucariótica se distingue de uma célula procariótica?

Roteiro de estudo - Classificação dos seres vivos

Atividades - 2º Ano

1- Segundo o sistema binomial de nomenclatura, como dever ser escritos os termo indicativos de gênero, da espécie e da subespécie?

2- Quais as vantagens em adotar a nomenclatura desenvolvida por Lineu?

3- Por que a nomenclatura criada por Lineu é chamada de binomial? Dê um exemplo de um nome científico de ser vivo que siga a regra binomial de Lineu.

4- Diferencie os integrantes do reino Monera dos organismos que compõem o reino Protista e dê exemplos.

5- Determine as características comuns aos componentes do reino Plantae e Animalia e estabeleça a diferença básica entre eles.

6- (UFJF - MG) Quantos e quais são os reinos dos organismos vivos? Caracterize esses táxons.

Roteiro de estudo - Genética

Atividades - 3º Ano

1- Especifique os objetivos de estudo da genética.

2- Cite, explicando brevemente, por que as ervilhas escolhidas por Mendel são um material biológico adequado a estudos genéticos.

3- O que é autofecundação? Por que ela ocorre normalmente em flores de ervilhas?

4- O que eram plantas puras e híbridas, de acordo com Mendel?

5- O que são indivíduos homozigóticos e heterozigóticos?

6- Conceitue genótipo e fenótipo.