domingo, 30 de maio de 2010

Vacinas contra H1N1 pode alterar teste de HIV

A vacina contra a gripe suína (H1N1) pode interferir nos testes de HIV, provocando resultado positivo para os vírus da doença mesmo que a pessoa não esteja infectado. Mas a contraprova feita por meio do exame 'Western Blot', obrigatório no Brasil antes da liberação do resultado do teste para o paciente, não sofre nenhuma alteração.
Portanto as pessoas podem se vacinar tranquilamente, pois a vacinação estimula no nosso organismo a produção de anticorpos que combatem os vírus da H1N1.

A fabricação de cerveja

A arte de fabricar cerveja foi desenvlovida no Oriente Médio há cerca de 6 mil anos. A cerveja é feita de sementes de cereais, tais como cevada, trigo, centeio, arroz e milho, nas quais a maior parte dos carboidratos está armazenada sob a forma de amido. As leveduras responsáveis pela fermentação alcoólica não são capazes de digerir o amido, de modo que esse polissacarídio precisa ser quebrado em açúcares menores, antes da fermentação. Portanto, do ponto de vista bioquímico, a fabricação de cerveja tem duas etapas: primeiro o amido é quebrado enzimaticamente em açúcares, sobretudo a maltose, e esta, em seguida, é transformada em álcool e gás carbônico pela ação das leveduras.

(Fonte: Eugene Rosemberg e Irun R. Cohen. Microbial Biology. Filadélfia, EUA: Saunders College Publishing. 1987.)

Reino Plantae 1